Hoje em dia, por conta da onda de violência que se instalou no país, o número de câmeras de monitoramento em locais, sejam casas, empresas, apartamentos, aumentaram consideravelmente, tornando se uma ferramenta muito utilizada pelas as pessoas que prezam pela a segurança dos seus locais e patrimônios. Com o passar do tempo esses meios vieram se aperfeiçoando juntamente com a tecnologia, e hoje são bastante avançados e os usuários podem ter controle desses equipamentos em qualquer lugar do mundo, com a necessidade apenas de um aparelho móvel e conexão com a internet. A segurança e o acompanhamento nos dias de hoje se tornam bem mais fácil e prático.
As câmeras IP vêm sendo muito utilizadas pelas a sua praticidade e a sua conexão simples que é estabelecida apenas pelo o uso de internet e que podem ser acessadas a partir de sistemas universais ativos 24 horas por dia, que facilitam muito o seu uso e acesso as imagens fornecidas.
Uma câmera IP é uma câmera de vídeo, usada como uma solução de vigilância, que podem ser acessadas e controladas por via de conexão de qualquer rede IP, como a Lan (rede local), internet ou intranet.
As câmeras IP possuem um sistema bem mais complexo e avançados, com o uso de lentes, sensores de imagem, memórias, e diversos processadores; estes que facilitam ao processamento, armazenamento, e a gravação das imagens de vídeo que são fornecidos pelas as câmeras, para que elas estejam à disposição do usuário, quando houver necessidade.
Assim como os computadores, impressoras, smartphones e entre outros, as câmeras possuem um número de IP, que é um rotulo atribuído ao dispositivo, a fim de protocolar a comunicação pela a internet. Assim, a câmera é conectada de forma direta a rede, o que torna possível o seu acesso sempre que existir uma conexão com a internet.
A Intelbrás oferece otimas câmeras IP que podem fornecer imagens de vídeo de extrema qualidade. As câmeras mais modernas que existem no mercado, podem fornecer vídeos em qualidades H.264, JPEG MOTION, MPEG – 4; Estes que podem facilitar e muito ao usuário que deseja obter uma imagem de qualidade.
Instalação de câmeras IP
Instalar uma câmera IP é uma tarefa muito simples. Esses equipamentos de segurança possuem um sistema que trazem programas que favorecem muito a sua instalação, sendo favorecedor para o usuário na hora da sua montagem.
Mesmo que seja fácil, é necessário ter atenção a cerca da instalação dessas câmeras de segurança, pois, o usuário necessita ter em sua casa um dispositivo que pode ser um roteador ou switch de internet para que o aparelho possa captar as informações que forem fornecidas pelas as câmeras de segurança. Logo mais, o usuário dever ter em mente o local que irá instalar as câmeras de monitoramento, local este que seja estratégico e que possua um campo bem aberto, para conceder mais espaço de visão das câmeras.
Vantagens das câmeras IP
Quando falamos das vantagens das câmeras IP, podemos citar várias, quando comparadas com as câmeras analógicas, que são as mais “convencionais” do mercado.
A principal diferença, que torna as câmeras IP, melhores que as analógicas, são a sua velocidade de passagem das imagens para o formato de vídeo, que podem ser facilmente armazenadas e transmitidas por uma rede e pela a internet. Em uma câmera analógica para poder estar acontecendo essa conversão, é necessário que se tenha um DVR (gravador), onde a câmera envia as imagens em formato analógico e o aparelho tem função de digitalizar essas imagens; sendo diferente da câmera IP, onde esse processo acontece de forma direta para a câmera.
As câmeras IP possuem um sistema mais inteligente que proporciona uma melhor qualidade das imagens que são fornecidas. Dentro das câmeras existe um sensor chamado de CMOS, que converte a luz recebida em sinais digitais, e também possui um processador interno conhecido como DSP (Digital Signal Processor) que é considerado o sistema central da câmera, no qual ele processa as imagens e faz uma melhoria antes de envia-las para a rede.
Veja que quando comparadas com as câmeras analógicas as vantagens em se utilizar as câmeras IP são grandes. Com esse tipo de equipamento enviar e receber informações fica muito mais rápido e pratico, e também são convertidas em uma ótima qualidade; sem falar na facilidade de acesso também para enviar comandos.
As cercas elétricas têm uma função básica e simples: inibir a entrada em propriedades de forma ilegal. Quando um imóvel possível esse equipamento de segurança, fica muito mais complicado de adentrar nele, assim se torna um aparelho bastante eficaz para o resguardo de residências e empresas.
A instalação de cerca elétrica segue algumas especificações técnicas, delimitadas muitas vezes pelos próprios fabricantes. Pontos como a altura do muro onde serão instaladas, são bem específicos, visando também a integridade física dos residentes, por exemplo.
No geral, esse tipo de equipamentos traz grandes vantagens para quem o instala, agregando, principalmente, em segurança.
COMO A CERCA FUNCIONA
Ao contrário do que se pensa, o efeito causado pelo contato entre uma pessoa e a cerca não é mortal, tendo um caráter mais inibidor do que para realmente machucar. O equipamento possui uma amperagem baixa, justamente para não causar sequelas ao indivíduo, e isso inclui a morte.
Quando ocorre o contato, o possível invasor sente apenas uma sensação bastante desagradável pela energia que correrá em seu corpo, por conta do choque elétrico causado pelo equipamento.
Até mesmo se o indivíduo tentar cortar de alguma forma a cerca pode levar o choque, sendo que é quase impossível ter sucesso neste ato sem que o equipamento funcione. Além disso, alguns fabricantes possuem até mesmo sistemas de alarme contra violações, que são ativados no caso dos fios e a corrente elétrica tiverem algum corte.
É por isso que ao optar por instalar uma cerca elétrica, você deve procurar por uma empresa que seja especializada neste tipo de serviço. O equipamento vindo das empresas tem a carga elétrica correta e também seguirá as normas de instalação de maneira correta.
QUAIS AS UTILIDADES DA CERCA ELÉTRICA
O uso das cercas é para, basicamente, melhorar a segurança no local onde ela é instalada, existindo diversos tipos de equipamentos para diferentes tipos de propriedades.
Por exemplo, em áreas de plantação, a instalação de cerca elétrica ocorro, normalmente, para proteger as plantações de animais que possam invadir aquele espaço, mesmo aquelas que tem uma extensão pequenas. Da mesma forma que acontece aos seres humanos, os animais não são afetados gravemente pela cerca, já que o efeito é apenas inibidor.
No geral, as pessoas optam por instalar cercas elétricas em propriedades residenciais e comerciais, já que aumenta a segurança naquele imóvel de forma bastante eficaz.
TIPOS DE CERCA
Existem no mercado dois tipos de cerca: com ou sem monitoramento. No caso da primeira, elas são integradas a uma central de alarme, podendo ser ligadas por uma empresa de vigilância, que vai da opção do consumidor.
Desta forma, quando o alarme for acionado, a empresa que a monitora será automaticamente informada. O sistema ainda pode ser acompanhado de câmeras de segurança, por exemplo.
Para as não monitoradas, o funcionamento e instalação da cerca elétrica é o mesmo, excluindo os canais de monitoramento que é feito pelas empresas de segurança.